terça-feira, 14 de outubro de 2014

Cultura brasileira - aula 14 - Música brasileira

Prof. Luiz Costa Pereira Júnior - Quero dizer que suas aulas são uma das mais agradáveis que já tive em toda minha vida acadêmica (uns 10 anos). Seus conceitos são inovadores e bastante atuais. é uma pena que esta disciplina esteja encerrando. Espero que as próxima mantenham o mesmo padrão de excelência. O triste de um curso à distância é não poder cumprimentar pessoalmente nossos professores. 

Tropicalismo ou Movimento tropicalista foi um movimento cultural brasileiro que surgiu sob a influência das correntes artísticas de vanguarda e da cultura pop nacional e estrangeira (como o pop-rock e o concretismo); misturou manifestações tradicionais da cultura brasileira a inovações estéticas radicais. Tinha objetivos comportamentais, que encontraram eco em boa parte da sociedade, sob o regime militar, no final da década de 1960. O movimento manifestou-se principalmente na música (cujos maiores representantes foram Caetano VelosoGilberto GilTorquato NetoOs Mutantes e Tom Zé); manifestações artísticas diversas, como as artes plásticas (destaque para a figura deHélio Oiticica), o cinema (o movimento sofreu influências e influenciou o Cinema novo de Gláuber Rocha) e o teatro brasileiro (sobretudo nas peças anárquicas de José Celso Martinez Corrêa). Um dos maiores exemplos do movimento tropicalista foi uma das canções de Caetano Veloso, denominada exatamente de "Tropicália".1 http://pt.wikipedia.org/wiki/Tropic%C3%A1lia



Música de Intervenção (Português europeu) ou música de protesto (Português brasileiro) é uma categoria que engloba canções de música popular compostas com o intuito de chamar a atenção do ouvinte a um determinado problema da atualidade, seja ele de origem socialpolítica ou econômica.
Era um tipo de música muito comum nos anos 60 e 70 do século XX, durante a ditadura militar brasileira ou nos últimos anos do Estado Novo português.
No Brasil, as músicas de protesto chegaram ao seu auge em 1967, amplamente divulgadas com a massificação que a TV (em franca expansão) permitia. O Festival da Música Popular da TV Record foi o programa de TV mais popular neste estilo, possibilitando o grande público ter acesso à artistas que se transformariam em ícones do gênero música de protesto.1 Após o governo do Mal. Costa e Silva decretar o AI-5 em 13 de dezembro de 1968, a liberdade artística, e a liberdade como um todo na sociedade brasileira, sofreu com a censura rígida. Artistas tiveram que encontrar formas alternativas de passarem suas mensagens ou em alguns casos se viram obrigados a sair do Brasil, fugindo da inevitável perseguição a que seriam vítimas por parte dos militares.2 http://pt.wikipedia.org/wiki/M%C3%BAsica_de_interven%C3%A7%C3%A3o

Nenhum comentário:

Postar um comentário